COMO E QUANDO FAZER TRATAMENTO DE CANAL EM CRIANÇA?

Quando há indicação do tratamento do canal de um dente de leite, muitas mães se preocupam, pois acreditavam que o procedimento não era necessário para crianças. Será mesmo?

As crianças podem fazer tratamento de canal nos dentes decíduos (nos dentes de leite)?
 
Neste artigo, a Dra. Carla Alvarenga, odontopediatra e ortodontista, fundadora da Rede de Clínicas DentalKids, compartilhará informações sobre o assunto. Acompanhe a leitura!
 
É possível fazer tratamento de canal em crianças?
É sim. Todos os dentes, de leite ou não, possuem uma parte interna chamada poupa. Ela é protegida pela dentina e pelo esmalte.
 
O decíduo é estruturalmente igual a um dente permanente. Então, dente de criança tem canal, sim. A única diferença entre eles é a dimensão: os de leite são menores.
 
Na poupa se localizam os nervos e os vasos sanguíneos. O tratamento do canal consiste em remover essa parte do dente para que não sinta mais dor ou para retirar infecções.
 
Como é o procedimento?
É realizado sob anestesia, portanto é indolor. Caso a criança fique incomodada durante o procedimento é porque se cansou de ficar parada na cadeira, ou está estranhando que o dentista mexa em sua boca.
 
Mas não sentirá dor. A extração da poupa é feita por meio de instrumentos finos, manualmente ou com motor, no caso das ferramentas mais modernas.
 
Depois, o espaço que anteriormente era da poupa é preenchido com um material pastoso, a fim de vedar o local. E então, é feita a restauração da coroa do dente.
 
O tratamento no dente de leite é, geralmente, mais rápido, realizado em uma só sessão. Mas, requer a colaboração da criança.
Dentista infantil para crianças em Campinas, Hortolândia, Sumaré e Paulínia
Quais as indicações mais comuns?
A necessidade desse tipo de intervenção se dá com crianças pequenas quando caem e batem a boca, por exemplo, e precisam de tratamento do canal com urgência. Nesses casos, os dentes de cima da frente são os mais afetados.

E também por cáries muito profundas, em geral, nos dentes do fundo, em crianças maiores, com 4 a 6 anos de idade.

Por isso, é importantíssimo levar o seu filho(a) a uma consulta com um odontopediatra o quanto antes, a fim de evitar a formação das cáries. A prevenção sempre é o melhor remédio.

Há idade mínima para precisar de tratamento de canal?
Não. Basta que existam dentes na boca e haja a indicação para receber o tratamento após uma avaliação radiográfica e uma série de critérios a serem analisados pelo dentista.

Se o tratamento do canal não for feito, a lesão, seja por cárie ou trauma, irá piorar e chegará um ponto em que a extração do dente será necessária.

E quando a criança perde o dente de forma precoce, pode acarretar outros problemas, como alterar a oclusão, ou perder o espaço para o dente permanente.

Quais os benefícios do tratamento de canal?
Primeiramente, o controle de dor ou de infecção. Em segundo lugar, a oclusão da criança fica prejudicada caso retire o dente ao invés de fazer o tratamento, já que o dente de leite orienta o nascimento do permanente.

Portanto, tenha o hábito de levar o seu filho a consultas odontológicas periodicamente.

Dra. Carla Alvarenga, fundadora da DentalKids
Quem é a Dra. Carla Alvarenga?
A Dra. Carla Alvarenga é Odontopediatra, Ortodontista e empresária. Fundou a DentalKids, maior rede de clínicas de Odontopediatria de Campinas e região. Hoje, já foram atendidos mais de 91.706 pacientes em sua rede de clínicas em Campinas, Hortolândia, Sumaré e Paulínia, no estado de São Paulo.

"O propósito da DentalKids é sempre proporcionar felicidade e saúde através do sorriso desde a primeira infância."